Introdução à programação

Introdução à programação

A programação é o instrumento essencial do funcionamento dos sistemas de informação que apresenta uma linguagem própria. Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintácticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. As linguagens de programação costumam ser divididas, numa primeira análise, em:

  • Linguagens de baixo nível: estão mais próximas do hardware ou nível  máquina. Constitui uma linguagem de programação que segue as características da arquitetura do computador. Assim, utiliza apenas instruções que serão executadas pelo processador. Nesse sentido, as linguagens de baixo nível estão diretamente relacionadas com a arquitetura do computador.
  • Linguagens de alto nível: mais próximas da linguagem humana. Trata-se de uma linguagem com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas com a  arquitetura do computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador.

Lógica de programação é o modo como se escreve um programa de computador, um algoritmo. Um algoritmo é uma sequência de passos para se executar uma função. Um algoritmo define-se por uma sequência finita de instruções descritas de forma lógica, ordenada, clara e precisa a fim de resolver o problema. Por sua vez, um programa é um algoritmo codificado numa linguagem de programação.

Em termos históricos tona-se importante destacar o contributo de Ada Lovelace na área da programação pois em 1842 tornou-se a primeira programadora da história ao acrescentar algoritmos para funcionamento de uma máquina mecânica.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Modelo HSV

Interatividade

Ergonomia